segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NIKI AND THE DOVE » THE DRUMMER / MOTHER PROJECT


Vindos da Suécia, o Niki and the Dove é uma dupla formada por Gustaf Karlöf e Malin Dahlström que faz um som experimental, indie e europop. Ativos na música desde 2007 com o grupo folk The Steins Dora, decidiram criar um projeto com a sua cara e que levassem o real espírito das suas músicas para milhões de pessoas, nasceu aí o Niki and the Dove em 2010. Com algumas faixas e dois EPs lançados, o bastante para lançar um disco debute de sucesso, agora eles pensam em definir o real som do projeto experimentando tudo quanto é tipo de instrumentos. Quem gosta de comparações, aqui vai uma dica: ora lembram The Knife e Fever Ray, ora lembram outro projeto sueco chamado Iamamiwhoami.


O mais recente EP se chama The Drummer, que também leva o nome do primeiro single deste trabalho. Trata-se de um pop vibrante e conquistador, uma excelente canção ao ponto de contagiar não só quem admira uma boa voz como também uma ótima faixa dançante. Ao que parece, "The Drummer" foi criada sobre um amor puro descrito nas águas e dessa pureza se faz sua adoração por rituais e coisas da natureza ao ponto de chamá-la de um tambor que bate conforme as batidas de seu coração. Na primeira ouvida, chega a ser quase impossível não lembrar de outra canção: "When I Grow Up" do Fever Ray (devido à composição quase similar e o estilo meio hippie da frontwoman).



O segundo single do EP foi anunciado há alguns dias atrás, mas o novo clipe saiu neste último final de semana. "Mother Project" não tem nada de especial quanto à sua produção cinematográfica, mas ganha grandes proporções quando o assunto é sua estética sonora. Embalada por mais um pop brilhante, da mesma altura que "The Drummer", a faixa também faz apelo à mãe-natureza quanto às necessidades do homem, mais precisamente aos seus sentimentos, lógico que tudo da forma mais bonitinha e metafóricamente falando.


The Drummer EP foi lançado em outubro deste ano e aos poucos está ganhando a atenção de diversos blogs e pessoas ligadas à música. Recentemente, a dupla foi classificada como uma das apostas de 2012 na lista Sound of 2012 da BBC. Ao que tudo indica, o próximo ano será grandioso para o Niki and the Dove e podemos esperar um álbum completo, redondinho e tão bom quanto seus EPs e singles lançados até agora.